Energia

Estado irá à Aneel pedir manutenção da termelétrica em Rio Grande

Em reunião no Palácio Piratini, Sartori garantiu a lideranças da Zona Sul que irá acelerar licenciamento ambiental

Será diretamente à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que o governo do Estado irá recorrer para tentar manter o projeto de instalação da usina termelétrica de Rio Grande. Na tarde desta quinta (26) uma reunião no Palácio Piratini mobilizou representantes da Zona Sul e o governador José Ivo Sartori (PMDB) para discutir formas de reverter a decisão federal de revogar a autorização de construção do empreendimento.

Sartori informou que possui uma audiência marcada para a próxima quarta (1º), às 10h, com a diretoria da Aneel em que irá argumentar sobre a necessidade de implantação da usina. O governador tentará convencer a agência a reverter a decisão de cancelar a obra, ampliando o prazo para que sejam dadas as garantias de viabilidade de construção da termelétrica, já que o investidores do Fortress Investment Group, dos Estados Unidos, tem interesse em entrar no negócio com a Bolognesi, vencedora do leilão de energia em 2014 e que deve entregar a usina até 2019.

O governador informou ainda a prefeitos e deputados que pedirá à Secretaria do Meio Ambiente para que até o final do ano sejam liberadas todas as certidões para acelerar o processo de licenciamento de instalação da termelétrica.

Relembre
No início de outubro a Aneel decidiu revogar a autorização para a construção da usina de Rio Grande. Com custo estimado em R$ 3,3 bilhões e capacidade para gerar até 1,2 gigawatt de eletricidade a partir de gás natural, o projeto da Bolognesi estava sendo negociado com um grupo norte-americano que assumiria a construção do empreendimento.

O cancelamento da autorização ocorreu devido à indefinição sobre a viabilização da usina dentro do prazo estipulado. A agência aguardava até o fim de agosto uma garantia da Bolognesi de que teria condições de construir a termelétrica ou de que fecharia o negócio com os investidores norte-americanos. 

-127620

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas terá 150 vagas no Empregar RS Anterior

Pelotas terá 150 vagas no Empregar RS

Igrejas celebram os 500 anos da Reforma Luterana Próximo

Igrejas celebram os 500 anos da Reforma Luterana

Deixe seu comentário